Directora A Escola Primária e Completa (EPC) de Niuhula, no distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado, introduziu ao longo dos últimos anos, boas práticas que têm estado a contribuir para a melhoria do rendimento estudantil e a retenção das raparigas grávidas naquele estabelecimento de ensino.

 

As boas práticas consistem na intervenção da escola no sentido de aconselhar a rapariga grávida e a continuar com os seus estudos, com o envolvimento dos respectivos encarregados de educação.

 

“Havia muita desistência de raparigas que se encontrassem grávidas na escola, e por via disso a direcção da escola decidiu criar uma comissão constituída por 3 professoras, para controlarem e entrarem em contacto com as alunas e seus encarregados de educação, no sentido de sensibilizar a rapariga a não desistir da escola. Para este caso, procura-se a rapariga grávida para lhe mostrar que há necessidade de continuar a estudar”, explicou Tomasina Luís, directora da EPC de Niuhula.

 

A acção é liderada pela direcção da escola em coordenação com o conselho de escola, entidade que tem recebido apoio do projecto Sou Cidadão implementado pelo Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC), através da Associação Progresso, desde 2018.

 

O projecto capacitou os membros do Conselho de Escola para conhecerem o seu papel na escola e apoiou na introdução de acções de combate às barreiras à educação, com foco na rapariga, visando combater as desistências causadas pelas uniões prematuras e gravidezes precoces.

 

Está a implementar igualmente, acções de empoderamento das comunidades através dos Diálogos Comunitários, aconselhando os cidadãos a criarem comissões específicas para actuarem e apoiarem a escola.

 

Antes da tomada desta decisão, a escola perdia anualmente uma média de 20 estudantes que, por vários motivos, dentre eles a gravidez, desistiam do ano lectivo.

 

Assim, o conselho de escola analisa regularmente a situação da assiduidade dos alunos, em especial das raparigas. Identificado o caso de gravidez, o Conselho mandata a comissão para aproximar-se às alunas e garantir que não perdem o ano lectivo.

 

Graças a esta acção, 8 alunas grávidas que frequentavam as aulas na EPC de Niuhula, concluíram com sucesso o ano lectivo.

 

“Conforme sabe, quando as raparigas ficam grávidas, muita das vezes o rapaz continua a estudar, mas a menina tem de interromper as aulas ou é transferida para o curso nocturno. Não tendo a nossa escola o curso noturno, foi uma saída para permitir que as meninas grávidas não perdessem o ano lectivo”, concluiu Tomasina Luís.

 

 “Sou Cidadão” é um projecto financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa de Apoio aos Actores Não Estatais (PAANE), e visa contribuir para melhoria da qualidade e eficiência na prestação de serviços públicos de Educação e Saúde, através do fortalecimento do envolvimento dos cidadãos e das organizações da sociedade civil na monitoria dos serviços e advocacia de políticas em Inhambane, Cabo Delgado, Niassa, Sofala e Tete.

Newsletter

Parceiros financiadores:

canada-logo 2  .oie gqSWlk2X3IsB  swissDepartament of    Pestaloze  472ced236bfc37a84aecbb01d1f2b934Visao mundial GIZ  USADA

scamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscam