WhatsApp Image 2020-02-19 at 14.04.31Teve lugar esta quarta-feira (19.02), em Niassa, a assinatura do Memorando de Entendimento entre a Green Resources e o Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC), que dá “luz verde” para a comunidade passar a avaliar o funcionamento dos comités de gestão de recursos naturais, através da implementação do Cartão de Pontuação Comunitária (CPC).



É que no âmbito da responsabilidade social, a Green Resources tem disponibilizado fundos para as comunidades, mas tem enfrentado várias dificuldades, caso do deficiente funcionamento dos comités de gestão de recursos naturais, queimadas nas áreas florestais e o fraco conhecimento das comunidades sobre os direitos e deveres em relação à terra e outros recursos.

 

Assim, com o acordo, o CESC deverá liderar a divulgação dos direitos e deveres da comunidade e de informação sobre queimadas descontroladas, bem como capacitar as comunidades para avaliarem a qualidade do funcionamento dos comités.

 

No mesmo evento, a Green Resources assinou um Memorando de Entendimento com a UCM para a realização de estudos e pesquisas científicas e com a ROADS que terá a responsabilidade de realizar palestras sobre a protecção ambiental.

 

Refira-se que o CPC é uma ferramenta de avaliação participativa da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos e à comunidade. Este mecanismo permite que os resultados das avaliações sirvam de base para a comunidade e que os provedores de serviço dialoguem sobre os assuntos, por forma a encontrar possíveis soluções, bem como sobre a contribuição de cada parte para a melhoria de qualidade do serviço.

 

A Green Resources é uma empresa vocacionada ao desenvolvimento de plantações florestais, processamento de madeira e postes.

Newsletter

Parceiros financiadores:

usaiddiakoniaagirsueciapaisesbaixosdanidaswiss

governopaaneueukaidirishaidcounterpart