WhatsApp Image 2020-02-13 at 13.35.04O Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC), em parceria com a Associação Progresso (AP), realizou na última sexta-feira, 14 de Fevereiro, no distrito de Ancuabe, província de Cabo Delgado, um encontro de aprendizagem com os promotores de cidadania, no âmbito do projecto Sou Cidadão, financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa de Apoio aos Actores Não Estatais (PAANE).

 

O evento, que contou com participação de 13 pessoas, dos quais 1 representante dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologias (SDEJT) de Ancuabe, 10 promotores, 2 técnicos do CESC e Progresso tinha como objectivo apresentar os resultados da monitoria da qualidade dos serviços realizada em 15 escolas primárias de modo a reflectir sobre como melhorar o processo para a realização dos interfaces distritais, que deverão resultar em igual número de Planos de Acção Conjunta (PACOs).

 

A reintegração das raparigas nas escolas e a melhoria da qualidade de leitura e escrita de alunos da 1a classe são os problemas encontrados pelas duas organizações, os quais constituem desafios para o presente ano.

Na ocasião, o ponto focal dos SDEJT de Ancuabe, Suaide Inácio Salimo, falou da relevância de o projecto apoiar as crianças das escolas primárias de modo a que permaneçam na escola e desenvolvam habilidades de leitura e escrita.

Por seu turno, o representante do CESC em Cabo Delgado, Albertino Raul, defendeu a necessidade de se introduzir um concurso de leitura e escrita nas escolas, a nível distrital, como forma de incentivar  a paixão e gosto pela leitura nas crianças.

Outra questão relevante para o “Sou Cidadão” tem que ver com o combate às uniões prematuras que têm influenciado para a desistência das raparigas nas escolas. Sobre isso, o CESC e a Associação Progresso continuarão a envolver a Procuradoria Distrital, a polícia e os tribunais para o seguimento dos casos até à punição de casos similares naquele distrito.

 Uma acção similar será levada a cabo no distrito de Montepuez, também em Cabo Delgado.

 “Sou Cidadão” é um projeto que visa contribuir para Melhoria da qualidade e eficiência na prestação de serviços públicos de Educação e Saúde, através do fortalecimento do envolvimento dos cidadãos e das organizações da sociedade civil na monitoria dos serviços e advocacia de políticas em Inhambane, Cabo Delgado, Niassa, Sofala e Tete.

 

Newsletter

Parceiros financiadores:

USAIDcanada-logo 2  .oie gqSWlk2X3IsB  swissDepartament of    Pestaloze  472ced236bfc37a84aecbb01d1f2b934Visao mundial GIZ  USADA

scamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscam