WhatsApp Image 2020-02-17 at 09.47.52 Easy-Resize.comO Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC) participa de 17 a 19 de Fevereiro de 2020 do workshop do arranque do projecto “Juntos Educando as Crianças - fase 3” (ECT III), na província de Nampula.

O projecto, que será implementado pelo CESC, Visão Mundial, e International Food Policy Research Institute (IFPRI) irá abranger cerca de 160 escolas nos distritos de Muecate e Nacaroa, na província de Nampula e tem como objectivos melhorar a literacia das crianças com a idade escolar e aumentar o uso de boas práticas de saúde, nutrição e dieta nas escolas e comunidades.

 

Fazem parte deste workshop técnicos do MINEDH à todos os níveis (incluindo a Directora Nacional de Ensino Primário e a Directora Nacional do programa de Alimentação Escolar), governos distritais, técnicos da Visão Mundial e os parceiros de implementação (CESC e IFPRI).

Neste projecto, o CESC tem a responsabilidade de introduzir as ferramentas de participação comunitária e de social accountability para a melhoria do quadro legal referente à alimentação escolar, fortalecimento dos Conselhos de Escola e no empoderamento do cidadão para influenciar o processo de planificação distrital e do sector de educação.

Espera-se que o CESC promova o engajamento entre os cidadãos e provedores de serviços do sector de educação e que as comunidades contribuam para a planificação das escolas através da sua participação nos espaços de tomada de decisão.

O grande desafio para o ECTIII é a sustentabilidade uma vez que o projecto já está na fase três, tempo para que as os actores e as instituições se apropriem e repliquem as abordagens.

Financiado pela USDA, o projecto é implementado nos distritos de Nacaroa e Muecate na província de Nampula, tendo decorrido antre 2013-2015 (fase I), 2016-2020 (fase II) e a fase III de 2020-2024.

Neste workshop o CESC irá apresentar dois tópicos: A Teoria de Mudança e a Estratégia de Sustentabilidade.

Newsletter

Parceiros financiadores:

usaiddiakoniaagirsueciapaisesbaixosdanidaswiss

governopaaneueukaidirishaidcounterpart