Sob o lema “Cabo Delgado unido na estabilização, valorizando o factor humano e uso racional dos recursos para o desenvolvimento sustentável”, decorreu esta quinta-feira, 16 de Maio, na cidade de Pemba, a quinta sessão do Observatório de Desenvolvimento Provincial (ODP), um fórum consultivo e participativo que junta Governo e parceiros nacionais e internacionais para a planificação, execução, monitoria e avaliação dos resultados.

O CESC participou no evento a convite do governo de Cabo Delgado e usou o momento para partilhar experiências sobre as “sentinelas da paz e dos conflitos armados”, que são grupos de mulheres que engajam outras mulheres a participarem activamente nos processos políticos e de paz e segurança.

Além de alertar famílias sobre conflitos nas comunidades, as “sentinelas da paz” promovem reflexões sobre a participação e liderança das mulheres nos espaços de tomada de decisão; prestam apoio psicológico às vítimas de violência baseada no género (VBG); identificam, reportam e retiram menores em situações de uniões prematuras nos distritos de Montepuez, Chiúre e Ancuabe.

Outras experiências partilhadas pelo CESC no ODP estão relacionadas com o treinamento das Forças de Defesa e Segurança (FDS) baseadas em Ancuabe em prevenção e combate à VBG e com a criação de conselhos consultivos nas povoações para a inclusão de mulheres, jovens e pessoas com deficiência nos processos de governação local.

O CESC esteve envolvido nos preparativos da quinta sessão do ODP de Cabo Delgado, tendo integrado o grupo responsável pela elaboração de vários documentos, com destaque para o desempenho anual das organizações da sociedade civil que trabalham naquela província e o documento sobre o cumprimento das deliberações saídas da quarta sessão do ODP realizada em 2023.

Newsletter

Parceiros financiadores:

USAIDcanada-logo 2  .oie gqSWlk2X3IsB  swissDepartament of    Pestaloze  472ced236bfc37a84aecbb01d1f2b934Visao mundial GIZ  USADA

scamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscamscam