Depois do distrito de Mandimba, agora é a vez do distrito de Nipepe acolher as etapas iniciais de implementação do Cartão de Pontuação Comunitária (CPC), uma ferramenta de monitoria e avaliação participativa baseada na comunidade que permite aos cidadãos avaliarem a qualidade e o desempenho de serviços públicos, com base num sistema de pontuação em forma de cartão.
Nesta segunda-feira, 13 de Maio, a equipa do CESC manteve encontros de cortesia com representantes do Governo do distrito de Nipepe, incluindo com os Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT) e Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS).
O Governo de Nipepe manifestou abertura e disponibilidade para participar e colaborar na implementação do CPC. Aliás, os directores dos SDEJT e SDSMAS assumiram que vão participar nos encontros de monitoria e avaliação participativa da qualidade e desempenho de serviços públicos.
A ferramenta CPC tem a vantagem de informar os membros da comunidade sobre os serviços disponíveis e seus direitos; de solicitar aos membros da comunidade as suas opiniões sobre o grau de acesso e qualidade dos serviços prestados. O CPC cria ainda a oportunidade para um diálogo directo entre os provedores de serviços públicos e a comunidade, propiciando uma maior aproximação entre as partes.
A implementação do CPC faz parte das actividades do Projecto Pro-Cívico e Direitos Humanos, implementado pelo CESC com o apoio da Embaixada da Finlândia em Moçambique.