Sob o lema “Juntos por mais livros nas nossas bibliotecas escolares”, o Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC) iniciou, hoje, uma campanha de angariação de livros diversos para apetrechar bibliotecas escolares de alguns distritos que ainda enfrentam a falta de materiais de leitura para melhorar as habilidades dos alunos no país.

A meta é recolher pelo menos 9.100 livros diversos para distribuir por 182 escolas de 13 distritos do país

A iniciativa “Livros nas Nossas Escolas” faz parte do trabalho do CESC de mobilizar os cidadãos, as organizações e os sectores privado e público, a contribuírem para que os alunos concluam o ensino básico com competências aceitáveis de leitura, isto é, consigam ler com fluência, compreender e analisar informações escritas.

Um dos motivos pelos quais as competências actuais de leitura dos alunos nas escolas primárias são fracas prende-se à falta de acesso ao material de leitura: livros curriculares e complementares, sobretudo nas zonas recônditas.

Para minimizar os efeitos desta lacuna, O CESC está a levar a cabo uma iniciativa de mobilização a todos os níveis para recolher e entregar livros novos ou usados às escolas primárias.

A meta estabelecida é recolher pelo menos 9100 livros, que serão entregues a 182 escolas, em 13 distritos da Zambézia, nomeadamente: Mopeia, Alto Molocué, Morrumbala e Maganja da Costa; de Nampula, abrangendo Rapale, Malema, Meconta e Mogovolas; da província de Gaza: Chibuto, Guijá e Mandlakazi; bem como de Cabo Delgado, nos distritos de Ancuabe e Montepuez.

Entretanto, o número de escolas e de beneficiários poderá ser estendido assim que a recolha superar as metas previamente estabelecidas.

Segundo Emma Cardoso, Gestora de Programas no CESC, a disponibilização de materiais didácticos aos alunos carenciados depende principalmente da boa vontade das pessoas, uma vez que não acarreta custos adicionais para o CESC.

“Por exemplo as pessoas singulares podem revisitar os livros que têm na sua casa ou comprar novos livros para oferecer. As empresas podem, na óptica de responsabilidade social, fazer uma doação de livros, e/ou ainda patrocinar o transporte dos livros oferecidos em Maputo para as províncias em causa”, afirma.

Para garantir a transparência na gestão dos livros, o CESC vai publicar a lista das pessoas, empresas, organizações e instituições que oferecem livros à iniciativa “Livros nas Nossas Escolas” na sua página de internet indicando o lote para qual estes livros façam parte. A lista das escolas que recebem os livros (com o número do lote) será também publicada junto com fotografias das cerimónias de entrega.

Para doação de livros

• CESC Maputo, Rua da Amizade, no 83/RC, Bairro de Malhangalene “A”, cidade de Maputo
  • CESC Zambézia (c/o Kukumbi), Av. Julius Nyerere, no 827, Quelimane, Zambézia
  • CESC Nampula (c/o Save the Children), Rua de Sofala, no 62, Nampula