WhatsApp Image 2021-09-29 at 12.08.32O Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC) procedeu, recentemente, à entrega de 90 bibliotecas comunitárias nos distritos de Mocuba, Lugela e Alto-Molócuè, no âmbito do Projecto Engajamento Comunitário no Ensino Bilingue (ECEB), implementado pelo CESC, Associação Progresso e financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). 

 

Segundo Lázaro Sampo, Gestor do projecto ECEB, a actividade, que iniciou esta semana e vai prosseguir nos próximos meses tem por objectivo promover acções de leitura nas comunidades onde o projecto é implementado, através de criação de bibliotecas comunitárias que irão dinamizar o funcionamento de clubes e competições de leitura ao nível das comunidades.

 

“Nesta primeira fase fizemos a entrega de 90 bibliotecas, 30 por cada distrito (Mocuba, Lugela e Alto-Molócuè) e o nosso desafio é alocar estes materiais em todas as 760 comunidades onde o projecto vai ser implementado até 2023,” acrescentou Sampo.

 

Participaram nos eventos de entrega das bibliotecas comunitárias representantes dos governos locais (dos postos administrativos e das localidades, gestores de escolas, voluntários, bibliotecários, os SDEJT, membros dos conselhos de escola e alunos.

 

De referir que, enquanto nos distritos de Alto-Molócuè, Lugela e Mocuba se fez a entrega das bibliotecas comunitárias, nos outros 3 distritos de expansão do projecto ECEB (Namacurra, Namarrói e Gilé) realizaram-se encontros de mobilização comunitária sobre a importância e vantagens do ensino bilingue e a necessidade do envolvimento de encarregados de educação, líderes comunitários e outros actores locais para o sucesso da implementação do projecto.


Com duração de 3 anos, e avaliado em pouco mais de 184 milhões de meticais, o ECEB visa aumentar a compreensão das comunidades sobre a importância do ensino bilingue para a melhoria da aprendizagem da leitura inicial das crianças e melhorar o seu envolvimento nas actividades da promoção de leitura, com base nas línguas locais, nos distritos de Alto-Molócuè, Lugela, Mocuba, Namacurra, Namarroi e Gilé, na Província da Zambézia.

Newsletter

Parceiros financiadores:

USAIDcanada-logo 2  .oie gqSWlk2X3IsB  swissDepartament of    Pestaloze  472ced236bfc37a84aecbb01d1f2b934Visao mundial GIZ  USADA