
Arrancou segunda-feira, 14 de Junho, em todo o país a Semana de Acção Global Pela Educação Para Todos (SAGEPT).
Sob o lema Um Bilhão de Vozes, a SAGEPT teve o seu lançamento oficial num evento em Maputo, dirigida pela Ministra Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Nhamashulua, e que contou com a presença do embaixador da União Europeia em Moçambique, António Sánchez-Benedito; da representante dos parceiros do sector; a presidente da 3ª Comissão da Assembleia da República e organizações da Sociedade Civil.
O objectivo da SAGEPT é advocar pelo apoio político necessário para a tomada de medidas no sentido de atingir as metas da Educação para Todos e Todas, particularmente aquelas que estão relacionadas com a igualdade de género.
Carmelita Namashulua reconheceu os vários desafios do sector e juntou-se à diferentes vozes que apelam para maior investimento para a melhoria do desempenho da Educação.
Estão previstos vários eventos e actividades ao longo da semana, que vai de 14 a 18 de Junho de 2021, prevendo-se pressionar o governo a adoptar um conjunto de medidas, com destaque para o Aumento o financiamento do estado para a educação para 20% das despesas públicas, Aumento da arrecadação de receitas, entre outras.
Para além do programa de Maputo, foram realizados à luz desta iniciativa, encontros similares nas províncias de Cabo Delgado, Nampula e Zambézia.
Apesar de alguns países terem comemorado a SAGEPT em Abril, como habitual, em Moçambique o evento que decorre neste mês de Junho, está interligado à campanha um bilião de vozes pela educação, lançada no mês de Fevereiro deste ano pela Campanha Global de Educação para reivindicar o direito à educação no contexto da COVID-19.
Em Moçambique, a SAGEPT tem entre outros, apoio da União Europeia através do Programa PAANE, que financia as acções do MEPT no projecto Sou Cidadão.




