WhatsApp Image 2021-05-31 at 14.12.51O Projecto Engajamento Comunitário do Ensino Bilingue (ECEB), levou a cabo recentemente, encontros de aprendizagem, nos 3 distritos abrangidos pela iniciativa, nomeadamente Mocuba, Alto-Molócuè e Lugela.

 

Os mesmos ocorrem em virtude de terem finalizado a implementação da primeira fase ECEB, com a finalidade de analisar os progressos (resultados alcançados), tendo em conta as acções realizadas, produtos alcançados e estratégias de intervenção usadas em diferentes etapas e perspectivar a fase 2 de implementação.

 

Por outro lado, com estas reuniões pretendia-se buscar consensos sobre as estratégias de mobilização das comunidades sobre o Ensino Biligue no contexto da pandemia do COVID-19, bem como analisar o processo de coordenação entre as diversas instituições envolvidas no projecto, bem .

 

Participaram dos encontros, figuras influentes ou campeões (pessoas das comunidades que têm o poder de influência nas comunidades), governos distritais e os representantes do sector da educação, organizações da sociedade civil locais, rádios comunitárias, grupos de teatro e as equipas do projecto.

 

Encontros de cortesia com os governos distritais

 

Ainda no quadro das acções do ECEB, uma equipe do CESC trabalhou recentemente no posto administrativo de Muabanama, no distrito de Lugela, onde manteve encontros com as autoridades locais.WhatsApp Image 2021-05-31 at 14.10.39

 

Na interacção, os intervenientes congratularam o projecto ECEB e solicitaram apoio do projecto na canalização das suas preocupações ao governo distrital, no que se refere à falta de escolas de ensino secundário do segundo ciclo ou universitário, facto que tem impedido os jovens e adolescentes de continuarem seus estudos quando terminam o I Ciclo do Ensino secundário.

 

ECEB é uma iniciativa implementada pelo Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Covil (CESC) e a Associação Progresso e financiada pela Agência dos Estados Unidos da América para Ajuda Internacional (USAID). 

 

Com duração de 3 anos e avaliado em pouco mais de 184 milhões de meticais, o ECEB visa aumentar o engajamento da sociedade nas intervenções que criem um ambiente propício e sustentável relacionado com a assimilação das competências de leitura nas classes iniciais.

Newsletter

Parceiros financiadores:

usaiddiakoniaagirsueciapaisesbaixosdanidaswiss

governopaaneueukaidirishaidcounterpart