WhatsApp Image 2021-05-08 at 12.48.31No âmbito da implementação das acções do projecto Sou Cidadão, financiado pela União Europeia, a Associação ADS liderou, com apoio do Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC), a realização dos encontros locais e do Conselho Consultivo da Localidade (CCL) de Mualadzi e para o levantamento das prioridades para informar e influenciar o Plano Económico e Social e Orçamento Distrital para 2022 (PESOD).

Trata-se de um momento de interacção e advocacia baseada nas evidências levantadas na monitoria da qualidade dos serviços públicos através do Cartão de Pontuação Comunitária (CPC) nas Unidades Sanitárias do distrito de Moatize, na província de Tete.

Em Mualadzi, o Conselho Consultivo arrolou como prioritária a necessidade da reparação do sistema de abastecimento de água, actualmente avariado, a melhoria das vias de acesso, a melhoria das condições de habitação dos reassentados no espaço construído pela ICVL, bem como o problema decorrente da falta dos 2.75 por cento dos fundos comunitários, taxa da qual alegam nunca se terem beneficiado.

No bairro 25 de setembro, por exemplo, foram elencadas como prioridades, a existência de uma Universidade ou Instituto de Ensino Superior, a falta de Energia na Unidades Sanitárias, o que condiciona a realização dos exames laboratoriais.

A iniciativa visa apoiar as comunidades a participarem activamente na Planificação e Orçamentação Local, identificando as suas necessidades e prioridades a partir dos Conselhos Consultivos Locais.

Newsletter

Parceiros financiadores:

USAIDcanada-logo 2  .oie gqSWlk2X3IsB  swissDepartament of    Pestaloze  472ced236bfc37a84aecbb01d1f2b934Visao mundial GIZ  USADA