CENTRO DE APRENDIZAGEM E CAPACITAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL - (CESC) Unidade de Aquisições
SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE - SMDI
CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE AUDITORIA EXTERNA ÀS CONTAS DO CENTRO DE APRENDIZAGEM E CAPACITAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL – CESC, PARA OS EXERCÍCIOS FINANCEIROS DE 2024, 2025 E 2026
Data: 09/01/2025
Anúncio N° 01/2025
Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC)
Bairro Costa do Sol, Rua dos Cavalos N° 982, Cidade de Maputo
Telefone: 824708431/845108505
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Maputo, 09 de Dezembro de 2025
Concurso Nº 0001/CESC/CL/2025
Data: 08/01/2024
Anúncio N° 0003/2024
Introdução
O Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos criada em 2009 com a missão de fortalecer a capacidade de participação activa do cidadão e das comunidades nos processos de desenvolvimento socioeconómico e político, bem como de governação democrática.
No âmbito da implementação das suas actividades, o CESC solicitou, através de um anúncio publicado no Jornal Notícias, edição do dia 19 de Dezembro de 2024r, a manifestação de interesse para o fornecimento de Máquina Fotográfica Profissional. Entretanto, a solicitação não atraiu o mínimo de concorrentes.
Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC)
Cidade de Maputo, Bairro Costa do Sol, Rua dos Cavalos N° 982
Telefone: 824708431/845108505
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
A Manifestação de Interesse e as respectivas Cotações apresentadas fora do prazo estabelecido nesta carta convite não serão aceites nem recebidas.
Nota: O CESC reserva-se o direito de exigir amostras e/ou visitar os fornecedores sempre que se julgar necessário.
Maputo, 08 de Janeiro de 2025
Esta é uma oportunidade de financiamento para jovens organizados em associações legalmente constituídas e para jovens organizados em colectivos informais, sem fins lucrativos, com pelo menos 01 ano de existência, sedeados nas províncias de Maputo, Cabo Delgado, Manica e Sofala e na Cidade de Maputo. Através do programa IGUAL, apoiado pela Embaixada do Reino dos Países Baixos, o CESC abriu uma chamada de propostas de iniciativas inovadoras e criativas lideradas por jovens e para jovens.
As iniciativas devem ter uma duração mínima de 03 meses e máxima de 09 meses, sendo que a sua implementação deve terminar até 30 de Setembro de 2025. As propostas de iniciativas podem ser submetidas de forma individual por organizações legalmente constituídas e colectivos informais de jovens, ou em consórcio com outras organizações e colectivos informais de jovens localizados nos distritos de onde serão implementadas as actividades. O valor limite de financiamento de cada iniciativa deve ser equivalente a 37.500 Euros (Trinta e Sete Mil e Quinhentos Euros).
O proponente da iniciativa juvenil deve reunir e mostrar na proposta que cumpre com os requisitos seguintes:
As propostas de orçamento devem ser realistas, razoáveis e adequadas à duração máxima da iniciativa proposta e a ser implementada, de acordo com os beneficiários a serem atingidos. As propostas devem ser enviadas até às 23h59 minutos do dia 29 de Novembro de 2024, através do endereço electrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
O guião da proposta financeira pode ser baixado aqui. E o da proposta técnica aqui.
Os Termos de Referência podem ser lidos aqui.
As propostas devem ser enviadas até às 23h59 minutos do dia 29 de Novembro de 2024, através do endereço electrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.rg
Iniciou esta segunda-feira (29 de Outubro), na província de Nampula, a visita de monitoria conjunta às escolas e unidades sanitárias dos distritos de Angoche e Moma, uma actividade que envolve representantes dos governos provincial e distrital, CESC e plataformas distritais de organizações da sociedade civil.
O objectivo de monitoria é fazer o acompanhamento dos resultados e impactos das acções levadas a cabo no âmbito do projecto Pro-Cívico e Direitos Humanos, uma iniciativa implementada pelo CESC, com o apoio da Embaixada da Finlândia.
No primeiro dia, a visita de monitoria foi recebida pelo Administrador do distrito de Angoche, William Tunzine, que reconheceu a importância que as organizações desempenham nas comunidades. A equipa foi igualmente recebida pela directora dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia e pelo director distrital da Saúde de Angoche.
Já na Escola Primária de Farlahi, a equipa interagiu com os membros do Conselho de Escola. Na terça-feira, segundo dia da visita, a equipa de monitoria conjunta trabalhou nas Escolas Primárias de Mucututi e Namaponda, bem como na unidade sanitária de Namaponda-sede, também no distrito de Angoche.
Os membros do Conselho de Escola contaram que a implementação do projecto Pro-Cívico e Direitos Humanos propiciou mudanças significativas na gestão da escola. Uma delas é a melhoria da coordenação entre a direcção da escola e os membros do Conselho de Escola.
"Desde que iniciaram estas actividades (do projecto Pro-Cívico e Direitos Humanos) melhorou a coordenação entre a escola, o Conselho de Escola e a comunidade. Temos estado a resolver vários problemas da escola através de discussões inclusivas. Outra melhoria que notamos é a forma como gerimos os fundos do Apoio Direito à Escola. Estamos a usar este dinheiro para melhorar as condições das salas e casas de banho", afirmou Albino Assane, presidente do Conselho de Escola Primária de Farlahi.