Um total de 508 raparigas e rapazes foram referenciados pelo Programa AGE para os Serviços de Saúde Amigos de Adolescentes e Jovens (SAAJ) a fim de receber diverso tipo de atendimento e aconselhamento. As referências foram emitidas depois das reuniões dos "clubes de interesse" realizadas na semana passada nos 12 distritos de intervenção do AGE, um programa implementado pelo CESC.
Assim, 30 raparigas foram referenciadas para aderir ao planeamento familiar; 69 raparigas e rapazes para receber serviços de aconselhamento e testagem em saúde; 55 para testes de infecções sexualmente transmissíveis, 176 para sessões educativas e 78 receberam preservativos. Os "clubes de interesses" são espaços seguros onde jovens e adolescentes discutem temas relacionados com a educação e com os direitos sexuais e reprodutivos.
Ainda nesta semana, no distrito de Lugela, província da Zambézia, o AGE promoveu duas formações sobre água, saneamento e higiene (WASH, sigla em inglês) e saúde escolar. As formações foram dirigidas aos núcleos de higiene escolar de duas escolas e contaram com a participação de 24 alunos (12 de sexo feminino e igual número de sexo masculino), quatro professores, dois directores das escolas e dois presidentes dos conselhos de escolas.
Tanto as direcções das escolas quanto os alunos destacaram a importância do treinamento dos grupos de higiene escolar, envolvendo raparigas e rapazes para compreenderem a importância de manter as escolas limpas. Aliás, o director da Escola Básica de Erurune, Luís Sadala, lembrou que a gestão menstrual nas escolas é uma responsabilidade não apenas das raparigas, mas de todos. E quando não abordada adequadamente pode levar as raparigas a desistirem da escola.