No âmbito da implementação do projecto Resiliência Rural no Norte de Moçambique (MozNorte), decorreu na segunda-feira (24 de Junho) a recolha de informação sobre o perfil histório e organização social da comunidade de Ng’ongo, no distrito do Lago, província do Niassa.
A actividade incluiu ainda o mapeamento dos recursos naturais locais, bem como a sua utilização. A informação recolhida através do diagnóstico rural participativo será usada para a elaboração de agendas comunitárias, instrumentos que irão definir as prioridades de desenvolvimento comunitário e ajudarão na identificação e selecção de projectos comunitários para o financiamento do MozNorte.
A equipa que trabalhou na comunidade de Ng’ongo foi liderada pelo gestor regional do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projectos (UNOPS), entidade que coordena o MozNorte, e contou com a participação de representantes do Governo, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS), e dos parceiros do projecto que implementam a componente de fundos comunitários, nomeadamente o CESC, Livaningo e Lexterra.
O MozNorte é uma iniciativa do Governo de Moçambique financiado pelo Banco Mundial que visa melhorar o acesso a oportunidades de subsistência para comunidades vulneráveis e gestão de recursos naturais em áreas rurais seleccionadas do Norte de Moçambique.