Decorre desde a semana passada até sexta-feira, 21 de Junho, a avaliação de organizações comunitárias de base, plataformas de organizações, grupos teatrais e rádios comunitárias que irá culminar com a selecção de parceiros que irão apoiar o CESC na implementação das actividades do projecto que visa contribuir para a melhoria das capacidades de leitura e escrita dos alunos do ensino básico, bem como do uso de boas práticas de saúde, nutrição e dieta.
Esta quarta-feira (19 de Junho) a equipa do CESC visitou a Associação de Mulheres para o Desenvolvimento de Milange (AMUDEM), uma organização que faz a advocacia pelos direitos das mulheres e raparigas. Além de Milange, na província da Zambézia, o projecto “Parcerias para Resultados da Educação Sustentável” (PARES) é implementado em mais dois distritos, nomeadamente em Meconta e Monapo, na província de Nampula, abrangendo 157 escolas primárias.
As actividades do projecto incluem a provisão diária de alimentação escolar através de compras locais e regionais às associações de agricultores, treinamento de professores, abertura de furos e instalação de sistemas de abastecimento de água, construção e reabilitação de sanitários nas escolas, capacitações em boas práticas de saúde e nutrição, e promoção do envolvimento das comunidades na educação das crianças.
O projecto PARES é liderado pela Visão Mundial e o CESC é responsável pela componente de cidadania e responsabilização social, bem como por garantir o fortalecimento das escolas e comunidades para assumirem a gestão da alimentação escolar. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PRONAE), os Serviços de Assistência Católicos (CRS) e o Instituto Internacional de Pesquisa de Políticas Alimentares (IFPRI) fazem parte do consórcio que implementa o projecto PARES.
O “PARES” é financiado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos em 35 milhões de dólares norte-americanos, para um período de cinco anos (2023 a 2028).