A implementação do portfólio do aluno em algumas escolas primárias da Cidade de Maputo está a trazer resultados positivos no processo de ensino e aprendizagem, que se traduzem na melhoria das competências de leitura, escrita e cálculo dos alunos.
O portfólio do aluno é instrumento de avaliação através do qual os professores fazem o acompanhamento das aprendizagens desenvolvidas por aluno nos domínios de leitura, escrita e cálculo.
Na Cidade de Maputo, o portfólio do aluno está a ser implementado em 28 escolas primárias no âmbito do projecto “Melhorando os Resultados de Aprendizagem nas Escolas Primárias da cidade de Maputo”, que visa contribuir para a melhoria dos resultados de aprendizagem de Português e Matemática de alunos(as) que frequentam 1ª a 3ª classes dos distritos municipais KaMpfumo, Nlhamankulu, KaMaxaquene, KaMavota e KaTembe.
Os dados foram partilhados na última sexta-feira, 17 de Maio, nas Jornadas Pedagógicas de 2024, evento organizado pela Direcção Municipal da Educação da Cidade de Maputo para troca de experiências entre Directores dos Serviços Distritais da Educação, professores e gestores de escolas primárias da Capital.
As apresentações feitas no encontro mostram que os alunos melhoraram as suas competências de leitura, escrita e cálculo com a implementação do portfólio de aluno. Por exemplo, na Escola Primária Bê-a-Bá dados indicam que de 2021 a 2023 a percentagem de alunos que sabem ler e escrever aumentou de 64% para 85,3% como resultado da implementação do portfólio do aluno.
O projecto “Melhorando os Resultados de Aprendizagem nas Escolas Primárias da cidade de Maputo” é implementado pelo CESC, com o apoio da Fundação Pestalozzi, tendo como parceiros de implementação a ACAM, Rádio Voz Coop e a Direcção do Serviço Municipal de Educação da Cidade de Maputo.