Decorre esta sexta-feira, 26 de Abril, na cidade de Pemba, em Cabo Delgado, o seminário sobre espaço cívico e direitos humanos. Um dos momentos que marcou o evento foi a apresentação dos resultados do “Barómetro do Espaço Cívico”, uma pesquisa conduzido pelo Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE), com o apoio do Programa IGUAL, implementado pelo CESC.
O “Barómetro do Espaço Cívico” é um instrumento que descreve e analisa o nível de fechamento do espaço cívico, a partir de vozes dos cidadãos de cinco distritos, nomeadamente Pemba, Morrumbala, Gorongosa, Báruè e Moatize. Os resultados revelam restrições do direito à informação, direito à liberdade de expressão e preocupação com a violência eleitoral.
Os resultados mostram que 60% dos inquiridos disseram que as instituições governamentais nunca partilham informações sobre o uso do dinheiro público; 50% de inquiridos consideram que nunca podem expressar livremente as suas opiniões nos órgãos de informação; e 70% dos inquiridos responderam que costuma haver violência ligada às eleições.