Representantes das comunidades de Marangira, Muanhula e Messalo, todas do distrito de Marrupa, província do Niassa, participaram nesta terça-feira, 16 de Abril, em Lichinga, num workshop de aprendizagem e partilha de experiências sobre participação na gestão dos recursos naturais.
O evento contou com a presença da equipa de monitoria da USAID, representantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Empresarial (SPEED, na sigla em inglês), Secretário Permanente do distrito de Marrupa e representantes da Direcção Provincial de Desenvolvimento Territorial e Ambiental do Niassa.
O régulo de Marangira explicou que os projectos implementados pelo CESC têm facilitado o diálogo entre as comunidades, Governo e empresas de exploração de recursos naturais, bem como a melhorar a gestão dos 20% que recebem da exploração florestal e faunística. "Estávamos a dormir, mas agora já não temos medo de ir falar com o Governo. E não temos mais conflitos quando vamos falar com os exploradores", explicou.
Ainda na terça-feira, os representantes das comunidades de Marangira, Muanhula e Messalo receberam um treinamento sobre participação nos processos de gestão de recursos naturais e dos conflitos que decorrem da sua exploração. Neste encontro, foram discutidas matérias sobre (i) Quadro regulador sobre a participação comunitária nos processos de gestão de recursos naturais e respectivos conflitos; (ii) Lições, desafios e oportunidades na partilha dos benefícios provenientes da exploração de recursos naturais; (iii) Experiências, ganhos e desafios de comunidades que recebem recursos dos 20% resultantes da exploração florestal e faunísticos.
O workshop e o treinamento foram organizados pelo CESC no âmbito do Projecto de Promoção da Transparência e Responsabilização do Orçamento Descentralizado, financiado pela USAID, através do SPEED.