IMG 20200406 090924 107 Easy-Resize.com
O uso responsável e inclusivo dos recursos naturais nas comunidades é uma das lutas pelas quais o Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC) se tem debatido, nas suas diversas acções de advocacia.

 

 

E foi neste contexto, que através da implementação do projecto “Uso Responsável da Terra e Recursos Naturais III”, as populações do distrito de Chimbonila, na província do Niassa, tem participado activamente em actividades relacionadas com a gestão da terra e recursos naturais naquele ponto do Pais, com destaque para as mulheres.

Sandra Caido, da comunidade de Chala, em Chimbonila, é membro do Fundo Comunitário de Chala, local onde em Novembro do ano 2019, iniciou a implantação do projecto, que segundo conta, tem estado a envolver as mulheres no processo de monitoria da gestão da terra e recursos naturais.

 

“Estou a participar das acções do projecto desde Outubro de 2019, durante este período eu e outros membros das comunidades, aprendemos muito com a cartilha dos direitos e deveres das comunidades e seus membros, sobre a terra e outros recursos naturais, bem como sobre a participação da mulher na tomada de decisões e gestão dos recursos naturais”, disse.

 

A nossa interlocutora acrescentou ainda que, como resultado deste programa, “As mulheres já sentem que participam na tomada de decisões e as suas preocupações são levadas em consideração”.

 

O projecto “Fundos comunitários” iniciou em Setembro de 2018, e visa apoiar as comunidades para a melhor organização e gestão dos recursos provenientes das taxas de exploração dos recursos naturais nas suas comunidades, através da criação de fundos comunitários.  O mesmo se enquadra no programa “Uso Responsável da Terra e Recursos Naturais”, em parceria com o Centro de Formação Jurídica e Judiciária, e é financiado pela Cooperação Suíça.

Newsletter

Parceiros financiadores:

usaiddiakoniaagirsueciapaisesbaixosdanidaswiss

governopaaneueukaidirishaidcounterpart