WhatsApp Image 2020-02-11 at 16.33.23 Easy-Resize.comO Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC) tomou posse, esta terça-feira, 11 de fevereiro, como membro do grupo de coordenação do Fórum de Monitoria do Orçamento (FMO) para o triénio 2020 – 2022.

Para além do CESC, tomaram posse, como membros, outras organizações da Sociedade civil, nomeadamente a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), a N´weti – Comunicação para a Saúde, o Observatório Cidadão para Saúde (OCS) e o Centro para Democracia e Desenvolvimento (CDD), esta última que passa a ser o parceiro hospedeiro, ou seja vai coordenar as acções do FMO.

A liderança do FMO passa para o CDD após a coordenação da N’weti de 2017 a 2019, onde contava com o CESC, Centro de Integridade Pública (CIP), Grupo Moçambicano da Dívida (GMD) e FDC no grupo de coordenação.

Na ocasião, a Directora Executiva do CESC, Paula Monjane, defendeu a necessidade de capacitar-se mais Organizações da Sociedade Civil de outras províncias, para que o FMO deixe de ser visto como plataforma da elite para os de Maputo.

“Precisamos de uma gestão de finanças pública mais forte que olha para o contexto que o país vive na actualidade”, acrescentou.

O FMO, que pauta por uma governação rotativa e guia-se por princípios de transparência, responsabilidade e prestação de contas, é uma plataforma de organizações da Sociedade Civil estabelecida em 2010 focalizada na monitoria da gestão das finanças públicas com o propósito de fortalecer a acção colectiva para monitorar e influenciar políticas públicas bem como influenciar a alocação equitativa de recursos aos sectores sociais prioritários.

Refira-se que o CESC é Organizações da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, vocacionada ao desenvolvimento socioeconómico e político, investindo na promoção de ferramentas e facilitação de engajamento cívico, na partilha de aprendizagem, monitoria e advocacia em prol de políticas e serviços públicos que respondem as necessidades dos cidadãos e é membro-fundador do FMO.

Newsletter

Parceiros financiadores:

USAIDcanada-logo 2  .oie gqSWlk2X3IsB  swissDepartament of    Pestaloze  472ced236bfc37a84aecbb01d1f2b934Visao mundial GIZ  USADA